02 abril 2016

Dica de passeio para toda a semana Famoso ponto turístico, Mercadão Municipal de São Paulo

Ele atende pelo nome de Mercado Municipal de São Paulo, mas pode chamá-lo de Mercadão. Considerado um ponto turístico da capital paulista, trata-se de um edifício histórico de 12.600 metros quadrados com quase 300 boxes, onde é possível encontrar uma grande variedade de frutas, oleaginosas, chás, queijos, frutos do mar, carnes e outros alimentos.
O prédio é um dos lugares mais bonitos de São Paulo.  O  Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A construção tem a marca registrada de Ramos de Azevedo, responsável também por outros belos edifícios como o Teatro Municipal, Palácio das Indústrias, Pinacoteca, os Correios, entre outros. Construído com colunas em estilo grego, jônico e dórico, um dos destaques são as telhas de vidros, clarabóias e os lindos vitrais que permitem uma iluminação natural. Ao todo são 32 paineis, subvidividos em 72 vitrais, do artista russo Conrado Sorgenicht Filho.


Os vitrais do prédio merecem um parágrafo à parte. Eles retratam a produção de vegetais em São Paulo e são assinados pela artista russo Conrado Sorgenicht Filho, responsável pelos vitrais da Catedral da Sé e de outros 300 edifícios da cidade. Se hoje são preservados, no passado tais peças de vidro eram constantemente destruídas pelos soldados para praticar tiro ao alvo.


Quer motivo melhor que este? Suas centenas de barracas têm de tudo. Desde frutas exóticas, sucos, temperos, legumes,  frios, queijos e azeitonas importadas, vinhos e outras bebidas, carnes, peixes, cereais que fazem a alegria dos visitantes e dos chefs de cozinha tamanha a variedade de ingredientes.


Mortadela e pastel ao longo dos anos, o Mercadão passou por uma série de reformas, mas com poucas alterações no projeto original. Visitar o local é uma oportunidade de conhecer um dos mais notáveis prédios de São Paulo e, por que não, experimentar os tradicionais sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau, ambos no mezanino – de onde tem-se uma bela vista dos vitrais e da movimentação do local. 


Como chegar:

Pela estação Luz do Metrô utilize a saída do Ministério da Fazenda. Depois das catracas do metrô suba as escadas à esquerda para sair da estação. Na saída vá para o lado esquerdo na Av. Prestes Maia rumo à Avenida Senador Queirós, vire à esquerda nesta avenida e desça até o final.

Você poderá também acessar o Mercadão pela estação São Bento do Metrô. Saindo da estação, na própria Rua São Bento, siga em direção à Rua Florêncio de Abreu e em seguida à Av. Senador Queirós; ou pela saída da Ladeira Porto Geral em direção à Rua 25 de Março e em seguida em direção à Av. Senador Queiroz, dobre à direita e siga em frente até chegar ao Mercado Municipal. Aproveite também para dar uma olhada no comércio da Rua 25 de Março!

Horário de funcionamento:
De segunda a sábado: das 6h às 18h
Domingos e feriados: das 6h às 16h

 Então é isso galera, se vocês gostaram da dica deixe o seu comentário e participe do nosso site

Nenhum comentário:

Postar um comentário