como a Pérola do Vale, está localizada a apenas 80 km da cidade de São Paulo, no Alto Tietê e possui um dos melhores climas do Brasil. Com natureza exuberante e banhada pelo Rio Paraíba do Sul, a cidade oferece várias opções turísticas e ecológicas. Confira abaixo algumas das opções. Guararema/SP escreve mais um importante capítulo da história da preservação da memória e do patrimônio ferroviário desde o dia 16 de outubro, com o início dos passeios definitivos do “Trem de Guararema”. Personagem principal desse capítulo, a locomotiva 353 passa a ser a maior movida a vapor em operação no país. Como a história de Guararema se confunde com a história do transporte ferroviário, a “Velha Senhora”, como é conhecida, já foi personagem de outras histórias ocorridas no município. A locomotiva pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo muito para o desenvolvimento de Guararema. O majestoso rio Paraíba do Sul que passa pela cidade de Guararema é cenário de grandes histórias do Brasil. Foi neste mesmo rio que encontraram a imagem de Nossa Senhora da Aparecida e pelo mesmo rio, que os bandeirantes navegaram até chegar a Freguesia da Escada onde teve inicio a história da cidade.
Graças ao rio Paraíba do Sul Guararema cultivou café, cana de açúcar e os famosos pêssegos. Com a construção da ferrovia em 1910 ganhamos mais um cartão postal sobre ele: O Pontilhão. Hoje temos dois belos pontos turísticos a beira rio de fazer inveja a qualquer turista, O “Recanto do Américo” (Pau D’Alho) e a “Ilha Grande” (mais cartões postais!). O rio não só embeleza a cidade como deixa o nosso clima agradável. O nome “Paraíba” é de origem indígena, do tupi, pará que significa “rio” e aíba “ruim”.
A igreja Foi construída por Manuel Pinto do Rego, por volta de 1682 em uma colina, às margens do Rio Paraíba. Para alcançá-la é necessário escalar 81 degraus. É uma das construções coloniais mais antigas no Estado, contudo, não existem informações exatas sobre a sua construção. Foi núcleo religioso das fazendas próximas, servindo também de cemitério, enterrando-se os senhores no interior do templo e os escravos atrás. Em 1927, José Benedito da Cruz, um artista sacro, pintou o forro da capela com a figura de Nossa Senhora rodeado por 11 querubins. A capela possui uma imagem de Nossa Senhora D'Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa. Em 24 de setembro de 1984 a capela foi tombada como monumento de interesse Histórico - Arquitetônico pelo CONDEPHAAT. Apesar de simples, Guararema oferece completa estrutura turística, com opções aconchegantes e de qualidade para se hospedar.
É isso ai galera, espero que tenham gostado a dica! se você não conhece Guararema não percam tempo, a cidade é uma boa opção de lazer para sua família. E não esqueça de participar do nosso site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário