26 março 2016

Cientistas aguardam nascimento raro de 'dragões' em caverna na Eslovênia

Em uma caverna visitada por um milhão de turistas todos os anos, um anfíbio pouco estudado colocou ovos que estão causando grande expectativa. Trata-se de uma ninhada de proteus, uma rara salamandra cega que habita zonas escuras de cavernas no Sul da Europa. O animal albino também é conhecido por habitantes locais como “peixe humano”, por causa da semelhança de sua pele com a de humanos. Animais da espécie vivem por até cem anos, mas se reproduzem apenas uma vez a cada década, o que torna o evento tão especial. E é a primeira vez que a reprodução é observada no habitat natural, fora de laboratórios.


(Isso é algo verdadeiramente extraordinário). disse o biólogo Saso Weldt. que trabalha na caverna Postajna, em entrevista ao Guardian. Ninguém nunca presenciou  a reprodução na natureza. Nós nem 
vimos espécimes com menos de dois anos. Ninguém sabe quanto filhotes irão sair dos ovos e nem sequer e nem sequer quanto tempo isso vai lavar. Infelizmente, o interesse da caverna, mas de outros habitantes: anfípodes de cavernas, pequenos crustáceos, que veem os ovos de proteus como guloseimas e persistentemente tentam alcançá-los, afirmou o parque, em comunicado. “Isso mostrou habilidades incríveis, quase sobrenaturais do proteus e o instinto maternal. Apesar da falta de visão, o proteus conseguiu afastar todos os intrusos” É uma oportunidade única de observar o enigmático proteus se reproduzindo na mesma caverna onde morou por milhões de anos.É muito significativo porque não há muitos dados sobre a reprodução deste grupo de animais", disse Dusan Jelic, pesquisadora do programa Edge da Sociedade Zoológica de Londres que estuda proteus mergulhando em cavernas na Croácia. Como os únicos vertebrados de caverna da Europa, o proteus está muito adaptado a seu reino subterrâneo e protegido cavernas criadas à medida que a água abre caminho entre rochas solúveis. Por 200 milhões de anos eles estavam em um ambiente que não mudou, disse Jelic.  Nas últimas semanas, a "mãe dragão" do Postojna virou uma celebridade e, agora, leva uma grande expectativa em seus pequenos ombros. Mas o peso também é sentido pelos biólogos da caverna. "É um desafio e uma responsabilidade", diz Weldt. "Estou animada. "Os proteus não são muito bem-sucedidos em termos de reprodução”, disse Weldt. “Nós fizemos tudo o que pudemos, agora resta esperar. Então agora e esperar pra ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário